segunda-feira, dezembro 02, 2013

A pedagogia na política

O texto que se segue foi publicado na Edição de 29 de Novembro de 2013 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.

"Coluna do Meio
A pedagogia na política
A semana passada falei sobre a pedagogia na assembleia. Pois bem, esta semana irei falar sobre pedagogia na política. Na verdade, a pedagogia, independentemente do órgão de que se fale, não é uma questão menor que possamos descuidar no exercício da actividade política. Sendo certo que a pedagogia não é um conceito estanque ou privatístico da política, mas transversal a toda a vida em sociedade (por exemplo, temos de ser pedagógicos com os nossos filhos; os nossos gestores de empresas têm de ser pedagógicos com os seus colaboradores; a cultura deverá ser pedagógica para quem a aprecia; o treinador tem de ser pedagógico com os seus atletas; etc.), ela, a pedagogia, ganha, porém, uma maior acuidade quando tratamos da gestão da “coisa pública”, desde logo porque política não significa apenas a luta pela conquista e manutenção do poder, significa também o exercício desse poder não só de forma competente, equilibrada e justa (como seria normal), mas também com um pendor pró-activo, construtivo e, claro está, pedagógico.
Usar de pedagogia na política é, igualmente, um imperativo do nosso tempo. Não podemos escamotear o descrédito latente que existe em relação à classe política, nem o descontentamento generalizado que existe entre as pessoas, nem a quebra de confiança, nem até mesmo a grande incógnita que sentimos quando olhamos para o futuro. Para contrariar este estado letárgico da acção política, temos de conseguir esta coisa fantástica e esplendorosa que é “aprender a educar através da política”. Quando, por exemplo, esperamos de um polícia que ele seja mais pró-activo e didáctico do que propriamente um mero “passador de multas”, não seria também interessante esperarmos isso de quem nos governa? Claro que me vão dizer: mas isso todos esperamos! Não deixam de ter razão. Todavia, para além de já (quase) ninguém acreditar nisso, existe uma diferença entre o “esperar” e o “ser”. Ou, dito de outro modo: esperar que os políticos sejam pedagógicos e constatar que efectivamente o não são, são coisas completamente distintas. E a verdade nua e crua é que, infelizmente, a grande maioria o não é.   
Ora, o que está aqui em causa verdadeiramente é, sobremaneira, a questão de saber se vale ou não a pena “aprender a educar através da política”. Tenho para mim que, mais do que necessário, é fundamental e decisivo. Se a acção política não tiver este complemento de pedagogia, de ensinamento e aprendizagem – que não deixa de ser também a valorização do próprio papel da cidadania –, penso que muito dificilmente nos desenvencilhamos desta “apatia democrática” em que todos caímos e nos encontramos mergulhados há demasiado tempo, por já não termos pinga de sangue ou réstia de esperança que nos valha.
Inverter este paradigma é, portanto, o desafio que temos todos pela frente, até porque o que está aqui em causa é também uma questão de moralidade, de ética e de justiça social. São valores que se aplicam não só a quem detém e exerce o poder, como também àqueles a quem o mesmo se dirige e se aplica, ou seja, a todos nós. Neste preciso sentido, todos somos co-responsáveis por levar a bom porto e concretizar esta difícil missão, embora não impossível. Só que, não nos esqueçamos, que bom seria se o exemplo pudesse partir de cima, obviamente sem prejuízo de os cidadãos não enjeitarem a sua quota-parte de responsabilidade. Por isso, já vai sendo tempo de a classe política empreender algo absolutamente venturoso, que desperte a curiosidade e o interesse das pessoas e as motive para a participação na vida pública. Bem sei que “a cobardia é surda e só ouve o que convém”, mas, à falta de outra solução qualquer, não tenhamos medo de nos socorrer da pedagogia e fazer dela uma arma poderosa ao serviço dos políticos e da política, mas também das pessoas. Haja quem dê o primeiro passo e nos dê a primeira lição… Todos agradecem".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...