sábado, novembro 02, 2013

Nem tudo o que luz é ouro

Foto: OuremNews
Costuma-se dizer que “nem tudo o que luz é ouro”, um adágio popular impregnado de cultura e sabedoria de outros tempos.
Outras vezes, diz-se também que uma foto vale por mil palavras, e que nem vale a pena indagarmos se o que vemos é “ouro” ou pura imaginação de uma cabecinha pensadora qualquer.
Esta foto – qual tela milimetricamente medida e pensada –, aparenta ser uma coisa que afinal não é. Não por culpa do seu autor, mas por culpa do que ela (a foto) não diz.
E o que não diz, é o facto de ter sido captada junto ao Centro de Negócios de Ourém, no passado sábado, dia 26 de Outubro, aquando da cerimónia de inauguração da Feira de Santa Iria.
Respondendo ao convite formulado pela Câmara Municipal a todos os vereadores para estarem presentes, como de resto extensivo a toda a população do concelho, o vereador do MOVE, Vítor Frazão, não quis deixar de marcar presença e dignificar um evento cultural já com uma longa tradição na nossa terra, como o é a Feira de Santa Iria.
A foto capta ainda o momento em que, à chegada, Vítor Frazão encontra o Sr. Costa Pereira, seu ex-mandatário da candidatura à Câmara Municipal, e, num puro gesto de amizade e respeito, se abraçam efusivamente. Nada mais natural entre pessoas conhecidas e, acima de tudo, amigas de longa data (foram desportistas até na mesma altura, lembram-se?).
Vai daí, Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal, que na altura chegava também ao Centro de Negócios, e cumprindo as regras da chamada boa educação, cumprimenta o Sr. Costa Pereira e Vítor Frazão, não só por os conhecer, como também por ter o Sr. Costa Pereira como grande amigo comum.
Ora, fazendo uma adaptação de um texto que escrevi aqui há dias numa rede social, podemos afirmar que Vítor Frazão cumprimentou, no passado dia 26 de Outubro, o Sr. Costa Pereira (primeiro) e Paulo Fonseca (depois). Quer Vítor Frazão quer Paulo Fonseca levam para já uma vantagem: ambos deram a cara e sujeitaram-se ao voto popular. Um é do MOVE, o outro é do PS. Acham que Vítor Frazão se vendeu por ter cumprimentado Paulo Fonseca? E acham que o Paulo se vendeu ao MOVE?  Acham que há aqui alguma espécie de subserviência? Afinal, quem conspurca quem?
Tenho para mim, que o que a história desta foto retracta é um simples gesto de cortesia, de cidadania e educação. Quem confunde isto com vassalagem, acho que não entende o que é democracia, o que é pena.
Finalmente, a foto até poderia estar mais completa, se os vereadores da Coligação Ourém Sempre, Luís, Poças e Isabel, se tivessem visto pelas redondezas e dado ao trabalho de aparecer. Justiça seja feita ao vereador Luís, que foi visto em amena confraternização familiar numa das tasquinhas da Feira, mas cuja ausência foi amplamente notada, assim como a dos seus colegas, nos momentos iniciais da inauguração do Certame. Talvez, tivesse Deus querido que assim fosse, tal o tamanho do imbróglio que uma foto a seis iria provocar. Se já causa uma tremenda confusão saber, de entre dois, quem presta vassalagem a quem, imaginem só o que não seria se se viessem juntar mais o Luís, o Poças e a Isabel? Aí, é que seria o cabo de todas as tormentas. Paletes de tormentas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...