quarta-feira, junho 26, 2013

Horizontes da memória

Numa altura em que se prestam tantas homenagens e se recordam os gloriosos feitos dos que já partiram, deixamos-vos hoje aqui um texto que o Jornal "Notícias de Ourém" publicava na sua edição de 11 de Junho de 1967, sob o título "Cândido Afonso Machado e Costa":
"A morte, na sua implacável e tenebrosa tarefa, acaba de levar-nos um dos homens que mais têm amado esta nossa terra. Não era ouriense pelo nascimento mas sim transmontano de boa raiz, e até nós veio, homem feito, depois de galhardamente ter ocupado o seu posto de oficial miliciano na terra fria da Flandres, quando da primeira Grande Guerra.
Até nós veio então e aqui se radicou, desde novo portanto, primeiro como funcionário das Finanças e depois da Justiça em que permaneceu até se aposentar, com dois curtos interregnos de serviço fora da nossa Comarca, um em Soure e outro, no final da carreira, em Lisboa.
A sua vida, portanto, decorreu praticamente toda em Ourém, onde constituiu um lar perfeito - e de tal modo que, na falta de filhos, o repartiu, generoso e feliz, por aqueles que o não possuíam.
Convictamente afirmamos que não sabemos de homem algum que melhor se identificasse com a bondade, a tolerância, a paciência, e que maior dignidade e correcção pusesse em todos os seus actos. Por isso, ser companheiro do Cândido Machado era título honorífico que todos disputavam e que ele magnífica e prodigamente repartia.
Ourém deve-lhe bastante, pois nunca a sua bolsa, a sua presença e o bom senso se recusavam a colaborar em iniciativas locais tendentes ao seu progresso. A fundação da Banda de Vila Nova de Ourém, a instalação do Cinema sonoro e outros melhoramentos onerosos tiveram o seu contributo largo. De todas as instituições da Vila fez parte como dirigente, e onde geralmente era chamado em situações difíceis, que requeriam por isso a sua ponderação e bom senso. Pertenceu à mesa administrativa do Hospital que fundou o Asilo e que promoveu a construção do actual edifício da Casa da Criança.
Por fim e apenas no propósito de bem servir Ourém, desempenhou, com inalterável dignidade e modéstia, as elevadas funções de vice-presidente do Município ouriense, cargo que deixou ainda há pouco tempo por motivos da sua já então abalada saúde.
O funeral constituiu uma sentida manifestação de pesar, tendo sido rezada missa de corpo presente na Igreja Matriz desta Vila. Nele se incorporou a Câmara Municipal, cujo Presidente também representava o Sr. Governador Civil de Santarém.
O féretro foi transportado numa viatura dos Bombeiros Voluntários de cujos corpos directivos o extinto tem feito parte.
Nos Paços do Concelho esteve hasteada a meia adriça, durante três dias, a Bandeira do Município.
O Sr. Cândido Afonso Machado e Costa deixa viúva a Sra. D. Maria Isabel de Barros e Sá Pereira Machado. Nasceu em Cerva, concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, em 7 de Agosto de 1890, e era filho da Sra. D. Ana Teresa Bernardes Machado e Costa e do Sr. Alfredo Afonso Machado que chefiou a Repartição de Finanças deste concelho, e irmão da Sra. D. Luísa Machado e Costa, casada com o Sr. Jerónimo Machado, ausente nos Estados Unidos da América e tio da Sra. D. Maria José Machado e Costa Pereira, casada com o Sr. Sérgio Augusto Alves Pereira, ausente em Luanda.
À família enlutada e especialmente à Exma. Sra. D. Maria Isabel, que durante a longa doença de seu saudoso marido e até aos últimos momentos foi enfermeira extremosíssima, apresenta o «Notícias de Ourém» as suas muito sentidas condolências".
Foto: Blog iNovOurém
Se acrescentarmos a tudo isto, por exemplo o facto de ter sido o Sr. Cândido Afonso Machado e Costa o doador de todos os terrenos do quarteirão envolvente da Rua Luís de Camões em Ourém, ficamos a perceber que algo vai muito mal nesta nossa querida terra.
É claro que se o Sr. Cândido Afonso Machado e Costa tivesse doado uns "chouriços", colado uns selos numas cartas ou tivesse contribuído para o atraso da nossa terra durante mais de duas décadas, já teria tido com certeza o seu nome inscrito numa placa de uma qualquer ruela, edifício ou equipamento público deste tão vasto concelho. Porém, como foi o homem nobre que o Jornal "Notícias de Ourém" tão, justa e imparcialmente, referenciava há quase cinquenta anos, foi votado ao esquecimento...
Deixamos, neste sentido, aqui um veemente apelo à população do nosso concelho de Ourém: se conhecerem por aí alguém da mesma estirpe, com o mesmo nível intelectual e humano e que tenha feito tanto ou mais que o Sr. Cândido Afonso Machado e Costa por Ourém e pelos oureenses, por favor não hesite em nos contactar, pois teremos imenso gosto em também aqui - e à falta de melhor - lhe prestarmos a justa e a devida homenagem.

Até Sempre Queridos Pais e Avós "adoptivos",
Os Autores do Blog

2 comentários:

  1. Grato pela homenagem ao meu Tio Avó.
    Jerónimo Manuel Machado Costa Alves Pereira, Casa da Pedreira, rua da Pedreira nº3 Alvite 4870-033 Cerva

    ResponderEliminar
  2. Dia de Portugal,ironia do destino.
    Venho por este meio prestar Homenagem ao meu Tio Avó Cândido Afonso Machado Costa.
    Dedicada aos ratos de esgoto alpinistas de Vila Nova de Ourém

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...